-
Arquitetos: Duarte Fournies Arquitectos
- Área: 120 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: ARRATIA, Ducasse, ETERWIND, Kitchencenter, Opendark, Roca, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma floresta do Vale de las Trancas (Cordilheira dos Andes), na região central do Chile. O clima nesta área apresenta condições extremas. Neve e chuva compõem a paisagem no inverno, enquanto no verão são comuns os céus limpos e as altas temperaturas.
Alejandra viverá sozinha neste local remoto, recebendo visitas esporadicamente. O programa solicitado inclui um quarto principal, dois quartos para visitas, sala de estar, jantar e cozinha.
Considerando a ocupação da residência e o orçamento disponível, decidimos integrar todos os espaços de uso diário em uma única área central, e situar as áreas de visitas e serviços nas extremidades. Dessa forma, otimizamos os metros quadrados construídos, minimizando as superfícies de circulação e alcançando maior eficiência na calefação e iluminação.
O programa completo se desenvolve em 100 m2 interiores e 20 m2 semiexteriores destinados ao estacionamento e lavanderia. O acesso principal é proposto a partir do sul, através de um hall que distribui os quartos / banheiro de visitas e o espaço central. É considerado um acesso secundário de serviço que conecta o estacionamento e a lavanderia com o interior da casa, evitando aumentar os metros quadrados construídos em circulações exteriores protegidas.
O espaço central é projetado com maior pé-direito, resolvendo o escoamento de águas pluviais e criando um ambiente mais amplo, contribuindo com metros cúbicos para um local de metros quadrados limitados. Aqui são desenvolvidos sala de estar / jantar / cozinha e quarto principal, com um sistema de portas dobráveis que separa o ambiente privado do público quando necessário.
A maioria dos móveis de apoio, tanto da cozinha quanto dos quartos, estão localizados em direção à fachada sul, criando uma imagem hermética com aberturas pontuais. Por outro lado, a fachada norte é trabalhada com janelas contínuas para obter uma boa insolação e vistas para o Vale.
Toda a estrutura é de madeira, revestida internamente com madeira de eucalipto e externamente com painéis metálicos em balanço. Trabalhamos com poucas materialidades para obter uma imagem neutra, destacando a paisagem natural do entorno.
Em todas as aberturas das fachadas são considerados painéis deslizantes com o mesmo revestimento metálico da casa, mas perfurados, resolvendo uma questão de segurança e proteção climática.